quarta-feira, 29 de junho de 2011

POST ESPECIAL BUSOLOGOS


ESPECIAL – CURIOSIDADES
Quantas e quais são as gerações do Torino ao longo da história? 
Andréa Sega – Relações públicas MarcopoloTorino 1983.
O TORINO tem sido tratado de forma específica dentro da família de produtos da Marcopolo. O nome Torino é considerado uma marca e é muito forte no segmento de urbanos.
Ao longo do tempo, o lançamento de um novo modelo ou nova geração do Torino tem sido ligado diretamente às necessidades de mercado e  independente dos lançamentos de outros produtos da Marcopolo.
Até o momento o Torino tem existido com base em 5 modelos, conforme é possível conferir nas imagens anexas, portanto, o Torino atual está na sua 5ª geração, porém esta identificação não é utilizada como identificação oficial.
Torino 1989.
No passado, ao lançar um modelo novo do Torino, o mesmo era chamado apenas de “Torino Novo ou Novo Torino” e apenas por algum tempo, assim, a partir do momento que é conhecido no mercado, o sobre nome “Novo” caía em desuso.
        Marcopolo Torino é uma carroceria de ônibus urbano fabricado pela Marcopolo. Foi lançada em 1983 para substituir o Veneza II, que teve muitas unidades vendidas durante sua fabricação. O primeiro modelo do Torino foi inspirado no Sanremo II. Inicialmente tinha janela do motorista menor e placa traseira no para-choques. Em 1984 foi lançado uma nova versão, que foi produzida até 1988, com janela do motorista maior e placa traseira entre o conjunto de farois.
Em 1989 o Torino foi reestilizado, com novo desenho da janela do motorista e novos faróis na frente e na traseira, ele foi batizado de Torino GIII (geração 3). Em 1990 foi lançado o Torino LN este modelo ganhou novo sistema de abertura das portas.Torino GV.
Em 1995, era lançado o Torino GV (geração 5), com novo layout na frente e na traseira, com brake-light opcional e o nome da Marcopolo em baixo relevo. Em 1997 foi lançada a nova versão com brake-light de série. Em 1998 é lançado o Torino Low-Entry, um dos primeiros ônibus com piso baixo do Brasil.
Em 1999 é lançado o Torino GV II (geração 5 segunda Versão) que recebe nova frente, novos faróis traseiros e a versão Low-Entry, além de ganhar um “primo”, o Ciferal turquesa, em razão da compra da Marcopolo de parte da Ciferal.
Torino 1999.
Em 2007, é lançada uma nova versão do modelo oTorino GVI (geração 6), inspirada no Gran Viale, encarroçada no Brasil geralmente em chassis de motor dianteiro.
Atualmente rodam pelas ruas Torinos de todas as gerações, tanto nas capitais como nas pequenas cidades. O modelo é um dos mais antigos em produção no país e já foi encarroçado em chassis dianteiro, traseiro e central.
FONTE: Ônibus Brasil e  Marcopolo 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Solicito ao proprietário deste blog que seja ético e sempre cite nos conteúdos a fonte do material postado. Neste caso o blog Rota Pernambucana foi ignorado. Local original de onde foi retirada esta postagem, cujo texto houve melhorias na redação por parte de minha autoria. É autorizado que seja copiado; desde que seja citada a fonte. Por gentileza faça a correção.

    ResponderExcluir

http://onibushistoricosrecife.flogme.com.br/